Pagina Inicial / Paraná Clube / Projeto inglês de futebol para crianças carentes ganha sede em Curitiba

Projeto inglês de futebol para crianças carentes ganha sede em Curitiba

Durante a Copa do Mundo de 2014, pessoas de todo o mundo vieram para o Brasil torcer, e para um grupo de ingleses a motivação dessa viagem foi sim o futebol, mas não os jogos nos grandes estádios. Eles vieram para construir a sede de um projeto que vem transformando a vida de jovens de comunidades carentes em cinco estados brasileiros, mas que tem no Cajuru, em Curitiba, a sua sede – o projeto Futebol de Rua, que desde que foi fundado, há 11 anos, já impactou mais de 11.000 crianças.

A Prefeitura de Curitiba doou um terreno de 3.000 metros – mas, sem recursos, os gestores do projeto não sonhavam com o complexo esportivo e com a estrutura digna de um clube privado. Empresários e profissionais liberais ligados à ONG inglesa Lions Raw vieram à Curitiba em 2014 e aqui ficaram por um ano, construindo a sede do projeto que hoje tem quatro quadras de futebol, auditórios, salas de arte e informática. E, em clima de Copa, eles retornam essa semana para Curitiba para inaugurar oficialmente a obra nesta quinta-feira (12).

“O Futebol de Rua é um projeto que começou em 2007, e acontecia nas escolas em núcleos. Precisávamos de uma sede administrativa e mais estrutura. Foi o trabalho desse grupo de ingleses, e não só a doação física da construção, mas principalmente à disposição de terem construído com as próprias mãos a nossa sede, que mudou a nossa vida. Estamos muito felizes em recebe-los novamente para mostrar o quanto o apoio deles foi fundamental nesses últimos anos”, comemora Oscar Muxfeldt Neto, diretor administrativo do projeto.

Ao longo dos últimos anos, os organizadores conseguiram estruturar projetos de incentivo ao esporte e à criança, com esses recursos estão ampliando a atuação do projeto não só para outros bairros da capital paranaense, mas também para outras cidades e estados. A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário é uma das empresas que viabiliza a manutenção do projeto, via Lei do Esporte. Hoje são 1.400 crianças e adolescentes com idades entre 7 a 17 anos que além das aulas de iniciação ao esporte, também tem aulas de informática, acompanhamento pedagógico e social.

O coordenador do projeto explica que a estrutura construída pelos ingleses tem cerca de 700 metros é como uma sede operacional, mas que o objetivo é a expansão para outras regiões de risco social. A seleção dos alunos que ingressam ao Futebol de Rua obedece alguns fatores como dificuldade de desenvolvimento pedagógico, evasão escolar e comportamento. “Nosso objetivo não é descobrir craques da bola. Nós usamos o futebol como uma ferramenta de fortalecimento de valores dos vínculos familiares”, complementa Oscar.

Serviço:
Inauguração sede Futebol de Rua
Data: 12 de julho
Horário: 13h30
Local: Rua Antônio Moreira Lopes, 190 – Cajuru – Curitiba
(Parque dos Peladeiros)

Sobre admin

Check Also

Paraná Clube deve premiação a jogadores que conquistaram o acesso em 2017

A situação financeira do Paraná Clube parece ser mais grave do que aparenta. Atravessando dificuldades, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *