Pagina Inicial / Geral / Hamilton vence no Japão e penta pode vir nos EUA; Vettel se afoba, bate em Verstappen e é sexto

Hamilton vence no Japão e penta pode vir nos EUA; Vettel se afoba, bate em Verstappen e é sexto

Lewis Hamilton está cada vez mais perto de entrar para o seleto grupo dos pentacampeões da Fórmula 1. O britânico venceu o GP do Japão, na madrugada deste domingo, e viu Sebastian Vettel se afobar ao tentar ultapassar Max Verstappen, se chocando com o holandês e caindo para o penúltimo lugar nas primeira voltas da corrida em Suzuka. O alemão ainda se recuperou para terminar em sexto, vendo as chances de título ficarem cada vez menores. Valtteri Bottas e Verstappen completaram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente.
Daniel Ricciardo foi um dos destaques do dia. Após largar em 15º, o piloto fez uma ótima corrida de recuperação e terminou no quarto lugar. Pelo resultado, o australiano foi eleito o piloto do dia. Em uma corrida discreta, Kimi Raikkonen foi o quinto – o finlandês largou em quarto, mas perdeu rendimento ao longo da prova. Sergio Pérez foi o “melhor do resto” ao terminar em sétimo. Romain Grosjean, Esteban Ocon e Carlos Sainz completaram o top 10.
Vettel e Verstappen se tocaram na briga pelo terceiro lugar em Suzuka — Foto: Reprodução/FOM
Tanto Charles Leclerc quanto Brendon Hartley, destaques na classificação, neste sábado, não conseguiram repetir o bom desempenho na corrida. O neozelandês largou em sexto, mas perdeu rendimento e terminou a prova no 13º lugar. O piloto da Sauber, sétimo na grid de partida, foi fechado por Magnussen e precisou trocar o bico do carro. Mais tarde na corrida sofreu a quebra de um componente desconhecido no carro, saiu da pista e precisou abandonar a prova.
Rumo ao penta: com o resultado, Hamilton chega aos 331 pontos, contra 264. Assim, o britânico pode ser campeão já na próxima corrida, o GP dos EUA, em 21 de outubro. Para isso, basta que um dos cenários abaixo aconteça.
Para ser campeão nos EUA, Hamilton precisa
Largada
Hamilton e Bottas repetem a largada da Rússia e partem muito bem em Suzuka, mantendo as respectivas posições. Verstappen também sustenta o terceiro lugar. Vettel parte muito bem e ganha as posições de Pérez, Hartley e Gasly. Ainda na primeira volta o alemão supera Grosjean também.
Vettel ganha duas posições na largada do GP do Japão e já está em sexto
Momentos-chave
1. Ultrapassagem – Verstappen erra na freada da última chicane e atrapalha Raikkonen que acaba ultapassado por Vettel. Alemão termina a primeira volta em quarto, após largar em oitavo.
Max Verstappen escapa e Vettel passa Raikkonen
2. Sujeira na pista – Magnussen tem o pneu furado, que acaba danificando o carro e espalhando detritos pela pista, provocando a entrada do safety car para a limpeza.
Magnussen tem pneu traseiro furado após choque com Leclerc
3. Punido – Verstappen é punido com cinco segundo pelo incidente que fez Raikkonen sair da pista.
Vestappen é informado de punição de cinco segundos e não gosta
4. Relargada e acidente – o safety car deixa a pista e Sebastian Vettel tenta ultrapassar Verstappen, mas os pilotos se embolam, o piloto da Ferrari leva a pior, roda e cai para a 19ª posição.
Vettel e Vestappen batem e alemão cai para o último lugar
5. Fogo amigo – também na relargada, Ericsson não consegue frear e bate na traseira do companheiro de equipe, Charles Leclerc.
Ericsson bate em Leclerc na relargada do GP do Japão
6. Pode passar – Vettel cola em Leclerc, que não dificulta a passagem do futuro companheiro. O alemão, que chegou a cair para 19º, assume o 14º lugar.
Vettel passa Leclerc no GP do Japão
7. Pit stop – Após 18 voltas, Raikkonen é o primeiro dos ponteiros a parar. O finlandês, que estava em quarto, coloca os médios e volta para a pista em décimo.
Raikkonen vai para os boxes
8 . Pit stop – Após 22 voltas, Verstappen para e troca os macios pelos supermacios, além de pagar 5s de punição. O piloto, que era o terceiro, retorna em quinto, logo à frente de Kimi.
9. Segue o jogo – a direção de prova decide não aplicar punições no lance entre Vettel e Verstappen
10. Pit stop – Após 24 voltas, Bottas para troca os supermacios pelos médios. O piloto retorna à pista na mesma posição em que parou, no segundo lugar.
Confira o pit stop de Bottas
11. Pit stop – Hamilton para na volta seguinte ao companheiro, troca os supermacios por médios e retorna na liderança.
Lewis Hamilton vai para os boxes para trocar pneus
12. Punidos – Alonso e Stroll são punidos após disputa na última chicane. O espanhol por cortar a pista. O canadense por causar colisão
Fernando Alonso corta a chicane e recebe punição
13. Pit stop – após 27 voltas, Vettel para, troca os supermacios pelos pneus macios e retorna em 16º.
Vettel coloca pneus macios e volta em 16º lugar
14. Ultrapassagem com drible – Leclerc mostra o talento que o levou para a Ferrari, dá o drible em Hulkenberg para ultrapassar o piloto da Renault na última chicane.
Leclerc ultrapassa Hulkenberg
15 – UFAAAA – Pérez ultrapassa Leclerc na reta, mas encontra Grosjean deixando os boxes. Por pouco os pilotos não batem.
Pérez passa Leclerc e quase bate em Grosjean
16 . Nos pontos – Vettel passa Ocon, entra no top 10 e passa a pontuar.
Vettel passa Ocon e entra no top 10
17. Entre os melhores – Vettel supera Grosjean, assume o sexto lugar e se junta ao pelotão dos três times grandes.
Vettel passa Grosjean e assume a sexta colocação
18. Abandono – Com problemas no carro, Hulkenberg abandona o GP do Japão
19. Virou rali – Por algum problema na sua Sauber, Lelcerc perde o controle de carro e vai parar na brita, abandonando a prova em seguida. Safety car virtual entra em ação.
Leclerc abandona o GP do Japão
20. Vencedor – Lewis Hamilton recebe a bandeira quadriculada para vencer o GP do Japão e conquistar o 71º triunfo.
Lewis Hamilton recebe bandeirada e vence GP do Japão de Fórmula 1
Fonte: Globo.com

Sobre admin

Check Also

Corinthians anuncia a contratação de Richard, volante do Fluminense

O Corinthians anunciou nesta segunda-feira a contratação do volante Richard, de 24 anos, autor do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *