Pagina Inicial / Coritiba / Coritiba faz a limpa no elenco para iniciar o projeto de 2019

Coritiba faz a limpa no elenco para iniciar o projeto de 2019

O Coritiba aproveitou o fim da temporada 2018 para começar a ‘limpa’ no elenco. Já pensando na construção do time para o ano que vem, o presidente Samir Namur dispensou 13 atletas que tiveram seu vínculo contratual encerrado e que não serão aproveitados, Entre eles, alguns nomes que chegaram a ter momentos de destaque, como o atacante Alecsandro e o lateral-esquerdo Abner.

Com uma queda brusca no orçamento para a próxima temporada, o Coxa tem priorizado diminuir os gastos com salários. O Alviverde teve, em 2018, uma receita de R$ 85 milhões, muito por conta da cota de televisão, mas para 2019 contará com um orçamento de apenas R$ 46 milhões. Com pouco dinheiro, o grande desafio será montar um grupo que faça bonito no Campeonato Paranaense e, principalmente, lute pelo acesso ma Série B.+

Com isso, foi preciso se desfazer de medalhões e daqueles que tinham os salários mais altos. E foi o que pesou na escolha de quem iria entrar na barca. O principal deles certamente foi o atacante Alecsandro.

Aos 37 anos, o veterano centroavante era um nome cogitado a permanecer devido à sua identificação com o clube, muito em função do pai, Lela, campeão brasileiro em 1985. No final de 2017, no rebaixamento da equipe pra Série B, ele chorou com o descenso e prometeu ajudar o Coritiba a voltar à elite do futebol nacional. Porém, com algumas lesões e preterido por alguns treinadores que passaram no Alto da Glória, ‘Alecgol‘ não se firmou e chegou a ser afastado por Eduardo Baptista.

No total, fez apenas 31 jogos este ano e balançou as redes somente seis vezes. No entanto, cresceu de rendimento na reta final, com três gols nos últimos quatro jogos. Rendimento que não foi suficiente para ele seguir vestindo a camisa do Verdão, pela qual, em 47 jogos, conseguiu marcar apenas sete vezes.

Outro que não rendeu o esperado foi o lateral-esquerdo Abner. Aos 22 anos, o atleta pertence ao Real Madrid, da Espanha, e voltou este ano para o time que o revelou para o futebol, em 2013, quando tinha apenas 17 anos e foi vendido depois de jogar uma única vez pelo profissional. No entanto, ele jogou 19 partidas na Série B e chegou a treinar com o time sub-23, não agradando na maior parte do tempo.+

Dos demais jogadores, boa parte vieram após se destacarem no Campeonato Paulista, que é conhecido por pagar os melhores salários dos estaduais,  ou que se destacaram anteriormente mas não estavam sendo aproveitados em times da Série A, o que obrigou o Coxa a colocar a mão no bolso para a segunda divisão. A limpa no elenco dá fôlego para o diretor de futebol Rodrigo Pastana ir ao mercado e buscar melhores opções.

O Alviverde ainda tem 26 jogadores com contrato para o próximo ano. Porém, a diretoria ainda avalia quais desses atletas serão mantidos. Além dos 13 dispensados, outros jogadores podem ir embora no início de 2019, casos do lateral-esquerdo William Matheus, do zagueiro Rafael Lima e do atacante Jonatas Belusso. Os três ainda têm contrato, mas o clube quer negociá-los devido ao alto salário.

Com essa ‘peneira’ sendo feita, o técnico Argel Fucks tem grandes expectativas para a montagem da equipe para o próximo ano, quando, inclusive, poderá indicar alguns nomes e iniciar um projeto do zero, algo que não aconteceu na atual temporada.

“Precisamos acertar nos reforços e em quem vai permanecer. É fazer uma mescla boa e com uma espinha dorsal experiente. Vamos trazer de cinco a seis jogadores fundamentais e que sejam titulares absolutos”, disse o treinador, em entrevista à TV Coxa, destacando que vai poder, enfim, deixar a equipe com a sua cara.+

“A partir do momento que você começa um trabalho do zero, tem grande chance de êxito. Não falamos em nomes, porque, se falarmos atrapalha a contratação e aumenta o preço. A avaliação está sendo feita em conjunto. Existe uma comissão e um diretor experientes”, arrematou ele, sem dar pistas de quem pode chegar, mas garantindo que o Coritiba já está no mercado negociando boas opções.

Sobre admin

Check Also

Apesar do ano ruim do Coritiba, Guilherme Parede teve o que comemorar em 2018

Praticamente nenhum torcedor do Coritiba irá querer lembrar o ano de 2018. Com um futebol …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *