Pagina Inicial / Paraná Clube / Matheus Costa é o 15º técnico do Paraná Clube em quatro anos

Matheus Costa é o 15º técnico do Paraná Clube em quatro anos

Matheus Costa é o 15º técnico contratado pelo Paraná Clube desde 2015. A rotatividade de treinadores no Tricolor é grande desde a renúncia do presidente Rubens Bohlen e da ascensão do grupo “Paranistas do Bem”. Entrando pela quinta temporada, já foram 17 trocas de comando com 15 nomes sendo acionados. Isso porque algumas figurinhas ‘repetidas‘ foram e voltaram ao longo desse período.

De Luciano Gusso (remanescente da gestão de Rubens Bohlen), até o regresso de Matheus Costa, muitos foram os perfis dos treinadores que passaram pelo clube na gestão tampão de Luiz Carlos Casagrande e no comando de Leonardo Oliveira, que preside o Tricolor desde dezembro de 2015: auxiliares promovidos, novatos, rostos conhecidos, ex-jogador do clube, técnicos explosivos, passivos demais, campeão olímpico e até um técnico sênior. As tentativas de acerto foram muitas, mas os resultados em campo – na maior parte deste período – não foram os esperados.+

Para se ter uma ideia de como o número de trocas é expressivo, o Athletico nesse mesmo período, teve dez comandantes. Já o Coritiba teve uma alternância um pouco maior, com 12 trocas e 11 nomes, uma vez que Pachequinho assumiu como interino algumas vezes.

Dentre os treinadores que passaram pelo Tricolor neste período, destaque para Claudinei Oliveira, que já havia comando o clube na gestão Bohlen, em 2014. Ele retornou sob o comando de Leonardo Oliveira, em 2016, e finalizou a sua terceira passagem pelo Paraná no Brasileirão do ano passado.

Algumas figuras ficaram marcadas por fatos polêmicos também encabeçaram o time. Fernando Diniz, Lisca e Cristian de Souza eram conhecidos nos bastidores por se exaltarem com facilidade. Na lista, o mais velho a assumir o cargo foi Nedo Xavier, hoje com 66 anos, e o mais novo justamente Matheus Costa, atualmente com 32, em sua primeira passagem com apenas 30.

De volta à Vila Capanema para substituir a vaga deixada por Dado Cavalcanti, Matheus Costa teve seu primeiro grande momento no Tricolor em 2017, quando depois de assumir o cargo interinamente por conta da saída de Lisca, foi ganhando a confiança da diretoria e permaneceu na função até o final da temporada. Justamente com Costa no comando, o Paraná Clube conseguiu seu acesso à Série A, depois de 10 anos de sofrimento na Segundona. Porém, a festa pela conquista do clube não foi suficiente para que a diretoria efetivasse o treinador. A cúpula Tricolor propôs a Matheus que ele voltasse a ser auxiliar e ele não aceitou.+

De saída, quem assumiu o Paraná foi Wagner Lopes, que também já tinha estado à frente do time em outra oportunidade. Costa, então, seguiu seu caminho, trabalhando no Joinville, onde ficou longe de conseguir bons resultados, e depois virou auxiliar do Coritiba, onde estava até a última quarta-feira.

Na campanha de 2017, Costa comandou o Paraná Clube em quase todo o returno da Série B. Foram 16 jogos, 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Ele terá como auxiliares o ídolo paranista Lúcio Flávio, que já estava no clube desde o ano passado, e Allan Aal, que comandou o Cascavel CR no Paranaense. Para a preparação física foi contratado o experiente Rodolfo Mehl.

Troca-troca

Confira quais foram os técnicos do Paraná Clube desde 2015:

1. 2015 – Luciano Gusso
2. 2015 – Nedo Xavier
3. 2015 – Fernando Diniz
4. 2015 – Fernando Miguel
5. 2016 – Claudinei Oliveira
6. 2016 – Marcelo Martelotte
7. 2016 – Roberto Fernandes
8. 2016 – Fernando Miguel
9. 2017 – Wagner Lopes
10. 2017 – Cristian de Souza
11. 2017 – Lisca
12. 2017 – Matheus Costa
13. 2018 – Wagner Lopes
14. 2018 – Rogério Micale
15. 2018 – Claudinei Oliveira
16. 2018 – Dado Cavalcanti
17. 2019 – Matheus Costa

Sobre admin

Check Also

Matheus Costa vê Paraná no caminho certo após vitória suada em Pelotas

A vitória do Paraná Clube por 1×0 em cima do Brasil de Pelotas, na última quinta-feira (18), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *